Coreia do Norte «preparada» para guerra com a Coreia do Sul - TVI

Coreia do Norte «preparada» para guerra com a Coreia do Sul

Coreia do Norte e Coreia do Sul fazem acordo de paz histórico - Foto EPA

Tensão entre os dois países acentuou-se desde 2008. Presidente da Coreia do Sul diz que «exército está perfeitamente preparado para um confronto de morte»

A Coreia do Norte declarou-se esta quinta-feira «perfeitamente preparada» para uma guerra com a Coreia do Sul, intensificando a retórica marcial a poucas horas antes da visita a Seul da secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton.

«A clique dos traidores de Lee Myung-Bak [Presidente da Coreia do Sul] não devia nunca perder de vista que o Exército Popular da Coreia está perfeitamente preparado para um confronto de morte», declarou um porta-voz do estado-maior norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA.

As relações entre os dois países da península coreana, oficialmente ainda em guerra desde o sangrento conflito de 1950-53, deterioraram-se após a chegada ao poder do Presidente Lee Myung-Bak, em Fevereiro de 2008.

Lee segue uma linha conservadora de intransigência em relação ao Norte, após uma década de política de mão estendida e de desanuviamento levada a cabo pelo seu antecessor liberal.

Em represália à nova orientação política do Sul, Pyongyang rompeu no final de Janeiro todos os acordos políticos e militares com Seul.

Para acrescentar ao clima de tensão, Pyongyang anunciou o lançamento iminente de um engenho, oficialmente no quadro do seu programa espacial, alimentando os receios de que se trate de um novo tiro de ensaio de míssil de longo alcance do tipo Taepodong-2, que pode atingir o Alasca.

Hillary Clinton é esperada esta noite em Seul, no quadro de um périplo que está a realizar pela Ásia e que já a levou ao Japão e à Indonésia.
Continue a ler esta notícia