Três atentados em poucas horas fazem 100 mortos - TVI

Três atentados em poucas horas fazem 100 mortos

  • Redação
  • VC - Atualizada às 15:00
  • 11 dez 2016, 11:50

Turquia, Egito e Somália foram os países onde ocorreram atentados entre a noite de sábado e a madrugada de domingo

A última noite de sábado e também a madrugada de domingo ficaram marcadas por vários atentados terroristas em países geograficamente não muito distantes: Turquia, Egito e Somália. No total, morreram cerca de 100 pessoas e quase 200 ficaram feridas.

Istambul, Turquia

O primeiro ocorreu em Istambul, na noite de sábado, junto ao estádio do Besiktas, depois de um importante jogo contra o Bursaspor.

Morreram pelo menos 38 pessoas na sequência de duas explosões e ficaram feridas 166 pessoas. O Governo turco reagiu, falando em "ataque terrorista", através de um carro armadilhado.

Entretanto, ao início da tarde deste domingo, o atentado foi reivindicado pelo grupo curdo TAK - Falcões da Liberdade do Curdistão, próximo do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), indicando ainda que dois dos seus elementos morreram. Veja as imagens aqui.

Mogadíscio, Somália

Um carro armadilhado explodiu junto ao porto de Mogadíscio, capital da Somália, na manhã deste domingo. Há, pelo menos, 29 mortos a lamentar para além de 50 feridos. 

O grupo terrorista Al Shabab, com ligações à Al-Qaeda, já reivindicou o ataque. O seu líder disse à agência Reuters que o ataque visou precisamente os oficiais da polícia que estavam de serviço junto ao porto.

Cairo, Egito

Uma explosão perto da catedral copta do Cairo matou pelo menos 25 pessoas e provocou ainda 25 feridos na manhã de hoje, segundo a televisão estatal do Egito. 

O Presidente do país decretou três dias de luto nacional e classificou o atentado como "um ato traidor".

A explosão aconteceu apenas dois dias depois de dois atentados: duas bombas, uma no Cairo e outra no norte da capital, provocaram a morte a seis polícias, tendo ferido outra meia dúzia.

Continue a ler esta notícia