Reino Unido extradita Abu Hamza para os EUA - TVI

Reino Unido extradita Abu Hamza para os EUA

Abu Hamza (Reuters)

Antigo imã de Finsbury Park e outros quatro homens são acusados de terrorismo

O Reino Unido vai extraditar para os Estados Unidos Abu Hamza e outros quatro islamitas acusados de terrorismo pelo governo norte-americano.

Um longo processo judicial chegou nesta sexta-feira ao fim depois de o Supremo Tribunal de Londres ter rejeitado o último recurso (possível) interposto por Hamza, Babar Ahmad, Syed Talha Ahsan, Adel Abdul Bary e Khaled al-Fawwaz.

A notícia avançada pela «BBC» refere que já estão dois aviões dos Estados Unidos na base aérea britânica de Mildenhall para levar os detidos para julgamento nos EUA.

Desde 2004 que os EUA tentavam a extradição de Hamza, antigo imã da mesquita londrina de Finsbuury Park. O egípcio naturalizado britânico de 54 anos vai responder a 11 acusações, entre as quais o rapto de 16 turistas no Iémen em 1998 que custou a vida a quatro pessoas na operação de resgate.

Adel Abdul Bary e Khaled al-Fawwaz são acusados pelos norte-americanos de serem assistentes de Osama Bin Laden em Londres e cúmplices de atentados. Babar Ahmad e Syed Talha Ahsan são acusados de dirigir o site «jihadista» Azzam.com e ajuda ao terrorismo.

Os cinco homens tiveram os seus recursos de extradição recusados referindo-se os juízes especificamente a Hamza dizendo que «quanto mais cedo for julgado melhor» para negar uma última diligência dos advogados.

Os representantes de Abu Hamza tinham pedido o adiamento da extradição para que o seu cliente fizesse exames à cabeça por sofrer de uma doença degenerativa. Os juízes responderam que «nos Estados Unidos há excelentes instituições médicas».
Continue a ler esta notícia