BOPE matam onze pessoas na «Cidade de Deus» - TVI

BOPE matam onze pessoas na «Cidade de Deus»

Tiroteio em favela no Brasil (foto LUSA)

Força especial da polícia do Rio de Janeiro diz ter abatido dez pessoas envolvidas no tráfico de droga

Relacionados
A polícia e vários civis envolveram-se, na sexta-feira, num tiroteio que provocou a morte a 11 pessoas e duas ficaram feridas na sequência de uma rusga à favela «Cidade de Deus», no Rio de Janeiro, informa a agência Lusa, acrescentando que os relatórios referem que 10 das vítimas eram suspeitos de práticas criminais, segundo a agência de notícias brasileira.

A operação foi executada pelo Batalhão de Operações da Polícia Especial (BOPE), a mesma que é acusada pelos moradores das favelas de «atirarem primeiro e fazerem as perguntas depois». Uma unidade que deverá treinar os GOE portugueses em breve.

Os órgãos de comunicação social brasileiros informaram que Jocelia Afonso, uma mulher de 70 anos, morreu após um tiro fatal na garganta. A outra vítima identificada pela polícia foi Jorge Ferreira, um alegado traficante de droga. O «site» do jornal O Globo refere que as duas vítimas foram apanhadas pelo fogo cruzado. Não houve relatos de ferimentos entre os 150 polícias envolvidos na operação.

O batalhão de polícia protagonista do filme «Tropa de Elite,» realizado por José Padilha, revela que tem ainda para contar as histórias de 12 antigos oficiais da unidade paramilitar de farda preta.

Os membros da esquadra afirmam ser os guerreiros urbanos mais eficazes do mundo. Todas as noites, percorrem as favelas havendo na maioria das vezes tiroteios com bandos de droga fortemente armados. As suas insígnias, uma faca cravada numa caveira infunde temor entre os residentes dos cerca das 700 favelas do Rio de Janeiro.

Esta operação foi desencadeada na favela «Cidade de Deus», a mesma que deu a José Meirelles a nomeação para quatro Óscares e Urso de Ouro, o mais alto galardão do Festival de Cinema de Berlim.
Continue a ler esta notícia

Relacionados