Recuperado quadro roubado de Chagall que vale mais de meio milhão - TVI

Recuperado quadro roubado de Chagall que vale mais de meio milhão

  • AA
  • 13 abr 2018, 19:22
Obra "Otelo e Desdemona" foi um dos primeiros trabalhos de Chagall

Pintura tinha sido roubada em 1988 do apartamento de um colecionador de arte em Nova Iorque. Tela com mais de cem anos foi encontrada no sótão de um indivíduo ligado ao crime organizado búlgaro

Um quadro do pintor russo-francês Marc Chagall, roubado há cerca de 30 anos da casa de um casal de colecionadores em Manhattan, Nova Iorque, foi agora recuperado por inspetores do FBI.

Segundo anunciou a autoridade policial norte-americana no twitter, a obra - intitulada "Otelo e Desdémona", pintada em 1911 -  foi roubada em 1988 do apartamento do joalheiro e colecionador de arte Ernest Heller e da sua mulher Rose, ambos já falecidos. 

Foi um trabalho caseiro. Uma pessoa que tinha acesso regular ao prédio foi roubando os apartamentos enquanto os moradores estavam ausentes", referiu o inspetor Marc Hess, da equipa do FBI que investiga crimes relacionados com obras de arte.

À beira da morte

Os inspetores do FBI encontraram o quadro de Marc Chagall no ano passado, mas só agora foi feito o anúncio da descoberta, após a verificação necessária sobre a  autenticidade.

A tela foi encontrada no sótão de um indivíduo com ligações ao crime organizado na Bulgária, residente no estado norte-americano de Maryland.

Com 72 anos, segundo refere o jornal New York Times, o atual possuidor do quadro sofre de uma doença terminal. O inspetor Marc Hess acredita que a recuperação da tela de Chagall por parte do FBI foi "parcialmente favorecida pela sua morte iminente".

O indivíduo terá antes tentado vender a pintura a uma galeria de Washington. Mas, a falta de documentos que a autenticassem levou o dono da loja a alertar a polícia, que passou o caso para "as mãos" do FBI.

No decorrer das investigações, as autoridades descobriram que o homem terá recebido o quadro no início dos anos 90, diretamente das mãos do assaltante, que procurava vendê-la. Após várias tentativas falhadas, o quadro permeneceu no sótão do indivíduo.

700  mil euros

Avaliadores norte-americanos admitem que a tela "Otelo e Desdémona", pintada nos inícios da carreira de Chagall (1887-1985), possa valer em leilão entre 700 mil e 900 mil dólares (de 567 mil a 729 mil euros), consoante o estado de conservação em que se encontra.

Até haver um desfecho para o quadro, sobra para a polícia norte-americana a convicção da dificuldade em transacionar arte nos circuitos clandestinos.

A arte bem documentada e conhecida é muito difícil de ser vendida depois de ter sido roubada", disse o agente Tim Carpenter da equipa de crimes de arte do FBI.

Quanto ao furto do quadro de Chagall, o caso criminalmente já prescreveu e nenhum dos dois homens - o que roubou e o que guardou a obra - pode agora ser processado pela justiça norte-americana. Ao FBI restará a devolução aos legítimos proprietários. Ou aos herdeiros do casal  Ernest e Rose Heller. 

Continue a ler esta notícia