Sequestradas mulheres que se manifestaram nuas - TVI

Sequestradas mulheres que se manifestaram nuas

Foram levadas para uma floresta, sujeitas a abusos e abandonadas sem roupa nem documentos

Relacionados
Três mulheres que se manifestaram nuas esta segunda-feira na capital da Bielorrússia, Minsk, foram «sequestradas a abusadas», de acordo com a organização ucraniana de defesa dos direitos femininos a que pertencem.

Segundo a Femen, citada pela BBC, as mulheres foram levadas depois do protesto, em que contestavam a legitimidade do presidente do país, Alexander Lukashenko - reeleito há um ano - e exigiam a libertação de presos políticos.

As vítimas foram vendadas e levadas para uma floresta, onde os abusadores as regaram com petróleo e as mandaram despir. Em seguida, ameaçaram atear-lhes fogo e intimidaram-nas com uma faca, que foi usada para lhes cortar o cabelo.

A organização ucraniana dá conta ainda que estes abusos foram gravados em vídeo e que as mulheres foram deixadas sozinhas na floresta sem roupa nem documentos. As vítimas conseguiram chegar a pé a uma pequena aldeia próxima.

A embaixada da Ucrânia em Minsk disse à BBC que um diplomata estava a investigar o caso, mas não confirmou nem desmentiu este incidente.

As autoridades bielorrussas recusaram comentar o caso, descrevendo o protesto das mulheres como uma provocação.

Na segunda-feira, pelo menos seis jornalistas foram detidos quando faziam a cobertura da manifestação das mulheres.
Continue a ler esta notícia

Relacionados