Love Parade: novas imagens mostram o pânico - TVI

Love Parade: novas imagens mostram o pânico

Novas imagens da Love Parade (EPA)

Centenas de manifestantes pedem a demissão do presidente da Câmara que autorizou o evento

Relacionados
Foram esta quinta-feira divulgadas novas imagens aéreas do acidente no festival «Love Parade», que causou 21 mortos e mais de 340 feridos. As fotos, divulgadas pelas autoridades alemãs, mostram a multidão prensada contra as barreiras protectoras, impedindo a fuga.



Entretanto, centenas de pessoas manifestaram-se esta quinta-feira, em Duisburgo, para exigir a demissão do presidente, Adolf Sauerland, que responsabilizam pelo sucedido.

Empunhando cartazes de protesto, exigiam a exigiram a presença do autarca, que não compareceu.

Em declarações ao canal de televisão pública ZDF, o ministro do Interior da Renânia, Ralf Saeger, exortou o presidente da câmara de Duisburgo a demitir-se, afirmando que, mesmo sem culpa formada, «há uma responsabilidade político-moral» que deve assumir.

Adolf Sauerland recusou já demitir-se, alegando que tem de se «manter no cargo» até que o inquérito ao que sucedeu no «Love Parade» esteja concluído.

Um relatório preliminar apresentado na quarta-feira pelo Ministério do Interior da Renânia atribui a principal responsabilidade pela tragédia aos organizadores.

Os organizadores são acusados de não terem montado o dispositivo de segurança exigível na área vedada do recinto, e sobretudo na zona do único túnel de acesso em que se deu a tragédia, após uma onda de pânico.

No mesmo relatório critica-se também a actuação da autarquia de Duisburgo, sobretudo a «falta de colaboração» com a polícia local, que advertiu anteriormente para várias falhas no sistema de segurança, nomeadamente a lotação do recinto ser muito inferior ao número de pessoas esperado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE