Como os cartoonistas retratam a morte de Fidel - TVI

Como os cartoonistas retratam a morte de Fidel

Cartoon sobre a morte de Fidel, da autoria de EDO

O líder histórico cubano Fidel Castro, sendo uma das figuras mais importantes do século XX, foi, muitas vezes, "alvo" de cartoonistas em todo o mundo. Após a sua morte, artistas de diferentes nacionalidades dedicaram-lhe uma última graça

O líder histórico cubano Fidel Castro, sendo uma das figuras mais importantes do século XX, foi, muitas vezes, "alvo" de cartoonistas em todo o mundo. Após a sua morte, a 25 de novembro, artistas de diferentes nacionalidades dedicaram-lhe uma última graça.  

Foi um líder controverso, que dividiu opiniões, e na hora da sua morte não foi diferente. Enquanto muitos homenageavam Fidel Castro como um herói revolucionário, tantos outros celebravam a sua morte e lembravam as políticas opressoras que marcaram a sua liderança. 

Agora que Cuba e o mundo se despedem de Fidel, também cartoonistas de diferentes nacionalidades lhe dedicam uma última graça, que é como quem diz, uma última ilustração. E também aqui, há humor que agrada a gregos e a troianos, isto é, aos que o olham como um herói e aos que o veem como um ditador. 

Em Cuba, o cartoonista Angel Boligan sugere que a ilha vai continuar a lutar sob o peso do legado de Fidel, nesta nova era.

Na Venezuela, país que tem sido um importante aliado político de Cuba, o artista EDO criou uma ilustração que sugere que nem Deus nem o Diabo querem ficar com Fidel.

Ainda no país governado por Nicolas Maduro, Rayma desenhou Fidel como o último dinossauro da ideologia comunista.

Já no Brasil, Latuff desenhou Fidel como um herói que desafiou o imperialismo norte-americano.

Por sua vez, o jornal mexicano de esquerda La Jornada lembra que Fidel sobreviveu a dezenas de tentativas de assassinato por parte da CIA e que a sua liderança resistiu a vários presidentes norte-americanos - foram 11, no total.

Vários cartoonistas brincaram com a história do fato de treino de Fidel. É que, nos últimos anos, o antigo líder cubano aparecia sempre vestido com um fato de treino, sempre da mesma marca. 

Continue a ler esta notícia