França: explosão e incêndio em central nuclear causa cinco intoxicados - TVI

França: explosão e incêndio em central nuclear causa cinco intoxicados

  • Paulo Delgado
  • PD/Atualizada às 12:37
  • 9 fev 2017, 10:50

Curto-circuito terá provocado rebentamento na sala das máquinas e provocado um incêndio. Cinco pessoas ficaram intoxicadas pelo fumo. Autoridades afastam risco nuclear, perigo ambiental ou ato criminoso

Um curto-circuito num ventilador é a causa adiantada para a explosão ocorrida cerca das 9:40 locais, menos uma hora em Lisboa, na central nuclear de Flamanville, no noroeste de França, junto às margens do Canal da Mancha.

Houve uma libertação de fumo cerca das 9:30 na unidade de produção número 1, na parte não-nuclear das instalações. Chamámos os bombeiros", salientou um responsável pela comunicação da central, citado pelo jornal Ouest-France.

A elétrica estatal francesa EDF, proprietária da central, tal como a autoridade municipal de Flamanville, garante não haver feridos graves. Apenas cinco pessoas, funcionários da central, terão ficado intoxicadas devido à inalação de fumos.

Os sapadores-bombeiros locais acorreram ao local, onde foi montado de emergência um posto médico avançado.

O município não avançou com o plano particular de intervenção previsto para casos em que haja risco nuclear.

A explosão e o incêndio ocorreram na casa das máquinas da central, uma área considerada como zona não-nuclear.

De acordo com os responsáveis autárquicos, o fogo terá sido causado por um curto-circuito numa bainha de um ventilador. A empresa EDF está ainda a avaliar os estragos e tentar descortinar o que originou o incidente.

Acidente nuclear descartado

As autoridades de Flamanville, localidade perto do porto de Cherburgo, afastaram desde logo qualquer risco de acidente radioativo, perigo ambiental ou ato criminoso.

O chefe de gabinete da autarquia de Flamanville afirmou que "às 12:10, o fogo estava circunscrito à sala das máquinas", tendo a elétrica "EDF criado um perímetro de segurança, como ditam os procedimentos".

É um significativo incidente técnico mas não um acidente nuclear", sublinhou já o chefe de gabinete do autarca local, Olivier Marmion, aos meios de comunicação.

Cinco pessoas ficaram ligeiramente intoxicadas, mas não são feridos", acrescentou o responsável.

O mesmo porta-voz admitiu, contudo, que um dos reatores nucleares da central de Flamanville foi desligado como medida de precaução.

Novo reator em construção

A central nuclear de Flamanville foi construída nos anos 80 do século passado.

Um novo reator nuclear está a ser construído atualmente, mas segundo as informações disponibilizadas pela elétrica EDF, a explosão e o incêndio não ocorreram nesse local.

Apesar de assegurar não haver risco nuclear, assim que se soube da ocorrência, as ações da EDF caíram 2% em poucos minutos na bolsa de Paris.

 

Continue a ler esta notícia