Grécia: dúvida persiste em relação ao governo - TVI

Grécia: dúvida persiste em relação ao governo

Nova Democracia vence, mas coligação com PASOK poderá não ser suficiente para assegurar maioria

A Nova Democracia venceu as eleições legislativas na Grécia, mas ainda não é certo que consiga formar governo com o PASOK. A dispersão de votos é enorme e vários partidos receberam o apoio dos cidadãos.

As projeções colocam, ainda, o Syriza (Coligação de esquerda) em segundo lugar e o PASOK é remetido para a terceira posição. Os comunistas deverão ultrapassar os 8% e a extrema-direita da «Áurora Dourada» poderá ficar perto dos 7%.

Segundo dados oficiais disponibilizados às 23:30, quando estavam apurados 69,34%, a Nova Democracia tinha 19,77%, o Syriza 16,28%, o PASOK 13,59%, os Gregos Independentes 10,49%, o Partido Comunista 8,36%, a Áurora Dourada 6,88%, a Esquerda Democrática 6,04% e depois há vários partidos abaixo dos 3% que, juntos, atingem os 18,31%.

O líder do PASOK, Evangelos Venizelos, já apelou a um governo de salvação nacional, que juntasse os partidos que apoiam o resgate financeiro, enquanto que o líder da Nova Democracia, Andonis Samaras disse que está pronto para liderar essa coligação. No entanto, todos os outros partidos rejeitam a ligação a estes e os comunistas até apelaram a uma aliança à esquerda.
Continue a ler esta notícia