Kopa: as reações do mundo à morte da lenda do Real Madrid - TVI

Kopa: as reações do mundo à morte da lenda do Real Madrid

Di Stéfano e Kopa

Antigo Bola de Ouro e estrela do futebol francês faleceu esta sexta-feira

Multiplicam-se os votos de pesar pela morte do antigo futebolista e internacional francês Raymond Kopa, estrela do Real Madrid e Bola de Ouro em 1958, que faleceu na manhã desta sexta-feira, vítima de doença prolongada.

Em França, o presidente François Hollande lembrou «um dos desportistas mais admirados» do país, que partiu aos 85 anos. «Kopa era uma lenda do futebol francês. Aliava a inteligência a uma técnica admirável», referiu o edil, qualificando-o como «o primeiro futebolista moderno, inspirador de muitos jovens no seu tempo».

Por seu turno, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, recorda Kopa como «um jogador excecional, que devotou toda a vida ao futebol e serviu de inspiração para várias gerações».

Em Espanha, a Federação Espanhola de Futebol e a liga espanhola transmitiram à família de Kopa «o mais sentido pesar», enquanto a Associação Espanhola de Futebolistas lamentou «a perda de um Bola de Ouro».

Já o Real Madrid, clube que Kopa representou entre 1956 e 1959, enviou «condolências» à família e frisou a «frente de ataque mítica ao lado de outras lendas, como Rial, Puskas, Gento e Di Stéfano», o «quinteto mágico» apelidado naquela época e com o qual Kopa conquistou três Taças dos Campeões Europeus e duas ligas espanholas.

Além do Real Madrid, Kopa representou o Angers e Reims, clube onde se sagrou tetracampeão francês. Conquistou, ainda, um terceiro lugar no Mundial de futebol de 1958, ao serviço da seleção gaulesa.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE