NATO não pode «perder» Afeganistão - TVI

NATO não pode «perder» Afeganistão

Essa foi a posição transmitida pela França e pela Alemanha, no último dia da cimeira, em Estrasburgo

Relacionados
A França e a Alemanha declararam este sábado que «a Organização do Tratado do Atlântico Norte não pode perder no Afeganistão», no último dia de reunião da NATO, que decorre desde sexta-feira em Estrasburgo, escreve a Lusa.

«Nós não temos o direito de perder no Afeganistão», declarou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, acrescentando ainda que ali «joga-se uma partida para a liberdade do mundo».

«Al-Qaeda é mais perigosa para a Europa»

«O Afeganistão é verdadeiramente a nossa prova de verdade», destacou por seu turno a chanceler alemã, Angela Merkel.

A primeira-ministra da Alemanha afirmou ainda que a NATO não pode permitir que os terroristas voltem a dominar aquele país asiático. A Al-Qaeda estava baseada no Afeganistão durante a preparação dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.

«Somos da família»

Sarkozy declarou ainda, solenemente, diante de seus pares na reunião da organização, que a França retomou o seu lugar na Aliança Atlântica, confirmando o seu regresso ao comando militar integrado.

«Nós somos da família, nós estamos dentro da família, nós somos aliados, nós somos amigos, nós temos convicções», referiu o presidente francês, afirmando ainda que «primeiro» os franceses querem «ser amigos e aliados».

A França deixou em 1966 o comando integrado da NATO, que comemorou o 60º aniversário.

NATO: a escolha de um novo líder
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos