O arquiteto-chefe da Notre-Dame alertou que a onda de calor extremo que a Europa está, mais uma vez, a enfrentar, pode levar ao desmoronamento dos tetos da catedral. Segundo Philippe Villeneuve, o incêndio de abril deixou a estrutura do monumento bastante debilitada. 

O continente europeu enfrenta a segunda onda de calor deste verão, com muitos dos países a baterem recordes. França é um dos mais afetados com temperaturas acima dos 40º. 

Eu estou muito preocupado com a onda de calor porque, como sabem, a catedral (de Notre-Dame) sofreu com o incêndio, as vigas caíram, mas também sofreu com o choque da água dos bombeiros. A estrutura está encharcada de água", disse o arquiteto à Reuters. 

O incêndio destruiu a estrutura superior, nomeadamente os pináculos que desabaram, dois terços do telhado também ruíram e as estruturas de madeira ficaram destruídas. Ficou a salvo parte do tesouro, 12 estátuas monumentais, a coroa de espinhos, pinturas, vestes da Saint Louis, alguns cálices, a maioria dos vitrais também permaneceram intactos, três rosáceas dos séculos XII e XIII e ainda o grande órgão.

Veja também:

As investigações apontam para que o fogo tenha começado no centro do telhado e se tenha alastrado a partir daí. Philippe Villeneuve afirmou que os sensores de incêndio só foram instalados depois da tragédia de 15 de abril.

O que eu temo é que as juntas e a estrutura, quando secarem, perdam a sua harmonia, coesão, qualidade estrutural e que, de repente, a abóboda ceda".

 Disse ainda que abóbada, desde o incêndio, que ficou inacessível tanto por cima como por baixo.

Enquanto eu estou aqui a falar, a caixa-forte pode muito bem colapsar (...) porque desde 15 de abril que não conseguimos aceder".

Os meteorologistas preveem que esta quinta-feira se atinga o pico de calor na Europa, com temperaturas de 42º em Paris. Na terça-feira, as temperaturas chegaram a 41,2º na cidade de Bordéus, um recorde para a cidade. A Météo France, o serviço meteorológico nacional, colocou 80 das 96 regiões em alerta máximo. 

Paris fecha escolas próximas de Notre-Dame

Duas escolas localizadas na zona da catedral de Notre-Dame, em Paris, foram encerradas provisoriamente “por precaução” após ter sido verificada uma elevada taxa de concentração de chumbo, divulgou esta quinta-feira a câmara da capital francesa.

O grande incêndio que atingiu a emblemática catedral a 15 de abril provocou a libertação para a atmosfera de várias toneladas de partículas de chumbo.

Durante o atual período de férias escolares, os dois estabelecimentos de ensino visados estavam a ser utilizados como centros de lazer para cerca de 180 crianças.

Após testes recentes realizados pela Agência de Saúde regional nas instalações das duas escolas foram detetados níveis de concentração de chumbo superiores ao limite de 5.000 microgramas por metro quadrado, explicou a autarquia parisiense, que informou que os estabelecimentos em questão “vão permanecer encerrados provisoriamente” quinta e sexta-feira.

A autarquia de Paris precisou que a elevada concentração de chumbo foi verificada nos pátios exteriores e não no interior dos edifícios.

As crianças foram, entretanto, transferidas para outras unidades, enquanto as escolas vão ser alvo de uma limpeza “completa e profunda”.

Também será realizada uma nova ronda de testes, cujos resultados serão tornados públicos na sexta-feira.

Na semana passada, a câmara de Paris tinha informado que as amostras recolhidas nas escolas localizadas nas imediações da catedral de Notre-Dame não justificavam “nenhum aviso de alerta”.

Segundo uma investigação do jornal ‘online’ Mediapart, publicada este mês, as autoridades francesas terão ocultado da opinião pública que o incêndio que atingiu em abril a catedral provocou a libertação para a atmosfera de uma quantidade de chumbo que ultrapassa amplamente os níveis considerados como seguros para a saúde das pessoas.

O jornal digital francês, que avançou que a “nuvem de chumbo” contaminou as áreas vizinhas do monumento, acusou a câmara de Paris de “não ter realizado uma limpeza profunda” da zona atingida.