Polícias ganham «milhas» ao expulsarem imigrantes - TVI

Polícias ganham «milhas» ao expulsarem imigrantes

Multidão à porta do centro de atendimento do SEF

Governo admite alterar esta situação com as companhias aéreas

Relacionados
Os polícias franceses que escoltam os imigrantes em situação irregular para a sua expulsão por avião beneficiam de «milhas» concedidas pelas companhias aéreas aos seus clientes fiéis, reconheceu quarta-feira o Ministério do Interior, refere a Lusa.

Esta informação foi revelada pelo jornal satírico Canard Enchaîné.

«Este sistema não é ilegal», sublinhou a mesma fonte, acrescentando que «antes mesmo da publicação do artigo, o Ministério já pensara em modificar este preciso ponto no próximo contrato» com as transportadoras.

Das cerca de 23 mil expulsões por ano, nem todas se fazem por avião e só um terço das efectuadas por via aérea necessita de uma escolta, de um a três polícias, precisou a mesma fonte contestando os cálculos do Canard Enchaîné.

«À razão de 23 mil expulsões em 2007, segundo o Ministério do Interior, e sabendo que em média três polícias acompanham quem vai ser expulso, ora aqui está um belo armazenamento de viagens gratuitas à custa dos clandestinos», afirma o jornal, que cita agentes escalados para a Air France no aeroporto parisiense de Roissy-Charles De Gaulle.

A companhia Air France que transporta a grande maioria dos imigrantes expulsos por avião recusou fazer qualquer comentário.

Em Julho de 2007, vários sindicatos da Air France-KLM e a Rede de Educação Sem Fronteiras (RESF) tentaram em vão convencer a direcção e os accionistas da companhia a recusar «a utilização dos aviões do grupo» para estas expulsões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados