Presidente francês apela ao voto contra Le Pen - TVI

Presidente francês apela ao voto contra Le Pen

  • 24 abr 2017, 16:23

François Hollande disse com todas as palavras que presença da extrema-direita na segunda volta "é um perigo para o país". Através da televisão, anunciou que vai votar Macron

À semelhança dos derrotados candidatos François Fillon, republicano, e Benoit Hamon, seu companheiro do partido socialista, o ainda presidente francês declarou o seu apoio na segunda volta a Emmanuel Macron, anterior ministro da Economia.

A presença da extrema-direita na segunda volta é um perigo para o país", assumiu Hollande, esta segunda-feira, falando na televisão francesa.

Tal como fizera o atual primeiro-ministro, o socialista Bernard Cazeneuve, Hollande acentuou que uma eventual sucessão no cargo de presidente por parte de Marine Le Pen poderá "dividir profundamente a França": "confrontado com tal perigo, eu votarei Emmanuel Macron".

O que está em jogo é a composição da França, a sua unidade, a adesão à Europa e o seu lugar no mundo", acrescentou Hollande.

A dúvida Mélenchon

Conhecidos os resultados da primeira volta no passado domingo - 23,9% para Macron e 21,4% para Le Pen - praticamente todo os candidatos derrotados têm vindo a cerrar fileiras no apoio ao candidato que se diz centrista e que fundou o movimento "En marche!" para apoiar a sua candidatura à presidência.

Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, é agora a candidata a deter, para todos, com a dúvida que permanece sobre uma eventual indicação de voto por parte do candidato mais à esquerda, de entre os que melhores resultados obtiveram: Jean-Luc Mélenchon conseguiu 19,6% dos sufrágios, teve sete milhões de votos, foi o quarto classificado e ainda nada disse explicitamente sobre a sua orientação para a segunda volta.

Domingo, 7 de maio, mais de 45 milhões de franceses voltam às urnas para escolher o próximo presidente, entre Macron e Le Pen. Esta segunda-feira, as sondagens dão clara vantagem ao primeiro, com 62% das intenções de voto. Ainda assim, Marine Le Pen quase duplica o número de apoios.

Resultados definitivos

Os resultados definitivos do escrutínio de domingo indicam que o liberal pró-europeu Emmanuel Macron venceu a primeira volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen que conseguiu 21,30% dos votos.

Segundos os resultados definitivos publicados hoje pelo Ministério do Interior francês, o candidato conservador François Fillon ficou na terceira posição com 20,01% dos votos, seguido pelo candidato de esquerda Jean-Luc Mélenchon com 19,58% dos votos.

Estes dados já incluem o voto dos cidadãos franceses que vivem no estrangeiro.

Continue a ler esta notícia