Sarkozy aperta o cerco aos bandos juvenis - TVI

Sarkozy aperta o cerco aos bandos juvenis

Nicolas Sarkozy

Presidente francês anuncia medidas repressoras

Relacionados
O presidente francês anunciou, esta quarta-feira, uma série de medidas contra os bandos de jovens violentos, durante uma visita a um subúrbio desfavorecido de Paris, onde um liceu foi recentemente palco de uma acção brutal, escreve a Lusa.

Nicolas Sarkozy falava na esquadra de Gagny, no Leste do país, depois de ter visitado um liceu onde duas dezenas de agressores encapuzados e armados com barras de ferro, bastões e facas irromperam a 10 de Março fazendo 12 feridos ligeiros.

Sarkozy falou das 16 medidas que visam reprimir estes bandos: há 222 recenseados em França, com 2.500 membros permanentes, 80 por cento dos quais na região parisiense, segundo os números do Ministério do Interior.

Estas medidas prevêem nomeadamente a criação de «grupos especializados» da polícia para tratar a violência urbana e os bandos. Prevêem também a criação de uma pena de três anos de prisão por associação «com conhecimento de causa» a um bando violento.

«O próprio facto de ser membro de um bando destes deve ser um delito», defende Sarkozy.

Os elementos de bandos violentos estão prontos a atacar «tudo o que representa a autoridade, o Estado e nomeadamente os polícias», sublinhou a ministra do Interior, Michèle Alliot-Marie.

O presidente francês raramente se desloca aos subúrbios difíceis, desde os distúrbios de Novembro de 2005 e das polémicas antes da sua eleição em 2007. Quando era ministro do Interior, disse que tencionava «limpar» os subúrbios franceses e livrá-los da «escumalha».
Continue a ler esta notícia

Relacionados