Sarkozy nos EUA para recuperar relação histórica - TVI

Sarkozy nos EUA para recuperar relação histórica

  • Portugal Diário
  • 6 nov 2007, 20:46

Guerra do Iraque colocou Paris e Washington em posições antagónicas

Relacionados
O presidente francês, Nikolas Sarkozy, chegou hoje a Washington para a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, destinada a melhorar o relacionamento franco-americano, após quatro anos de fricção devido à guerra do Iraque, noticia a Lusa.

Sarkozy aterrou cerca das 14:00 locais (19:00 em Lisboa) na base aérea de Andrews (Virgínia), perto de Washington, segundo informação da presidência francesa.

Ainda hoje, Sarkozy janta na Casa Branca com o seu homólogo norte-americano, George W. Bush, depois de discursar perante a Câmara de Comércio Franco-Americana, condecorar antigos combatentes da II Guerra mundial, encontrar-se com a comunidade francesa de Washington e ser recebido pelo presidente da câmara da capital, Adrian Fenty.

Apesar de a crise do Iraque não ter interrompido a cooperação entre Paris e Washington, nomeadamente na luta contra o terrorismo ou no Afeganistão, a visita de cerca de 24 horas de Sarkozy é vista como um momento simbólico da reconciliação entre os dois países.

O encontro com Bush constituirá uma oportunidade para Sarkozy salientar a «amizade histórica» entre Washington e Paris e de virar a página de uma relacionamento perturbado pela posição contra a guerra no Iraque assumida pelo seu antecessor, Jacques Chirac.

Quarta-feira, o presidente francês vai discursar perante as duas câmaras do Congresso dos Estados Unidos.

Para Paris, trata-se de uma grande honra, tendo em conta que a Câmara dos Representantes e o Senado efectuaram a sua primeira sessão conjunta em 1824, precisamente para ouvir um discurso de um outro francês, o marquês de Lafayette.

Todos os presidentes da V República discursaram no Congresso norte-americano, o último dos quais, Jacques Chirac, em 1996.

Segundo uma fonte diplomática francesa, este discurso será uma oportunidade para Sarkozy dizer aos norte-americanos que «a França está de regresso com uma verdadeira visão do mundo».

A mesma fonte disse à AFP que Nikolas Sarkozy deverá abordar as questões europeias e do ambiente, pedindo aos Estados Unidos que assumam a luta contra as alterações do clima.

Após a sessão no Congresso, de maioria democrata, o presidente francês reúne-se com George W. Bush para uma reunião de trabalho em Monte Vernon, a sul da capital, a última morada do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington.

Esta será a ocasião para Sarkozy e Bush falarem sobre os grandes temas internacionais, como a questão nuclear iraniana, o Kosovo, o Médio Oriente, o Líbano, a segurança na Europa, a Birmânia e o ambiente.

Sarkozy viaja acompanhado de quatro ministros, incluindo o chefe da diplomacia, Bernard Kouchner, e do presidente da Assembleia Nacional, Bernard Accoyer.
Continue a ler esta notícia

Relacionados