Talibãs ameaçam Paris - TVI

Talibãs ameaçam Paris

Nicolas Sarkozy

Terroristas ameaçam Paris se os franceses não se retirarem do Afeganistão. Vídeo foi difundido pela cadeia de televisão árabe al-Arabiya

Relacionados
Um chefe militar dos talibãs ameaçou empreender acções contra Paris se os franceses não se retirarem do Afeganistão, num vídeo difundido segunda-feira pela cadeia de televisão árabe al-Arabiya.

O vídeo, que a al-Arabiya não indicou como lhe chegou, nem de quando data, contém igualmente uma reivindicação da operação que provocou a morte de 10 soldados franceses no Afeganistão em Agosto passado.

O documento mostra um chefe militar, identificado como Farouq e cuja voz é duplicada em árabe, proclamando que os franceses vão ¿ouvir a nossa resposta em Paris¿ se as tropas francesas não forem retiradas do Afeganistão.

A França, que participa na Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO e na operação norte-americana Liberdade Duradoura, destacou 2.600 homens para o Afeganistão e cerca de 700 outros para países vizinhos e para o Oceano Índico.

O responsável talibã reivindicou no vídeo a operação de 18 de Agosto, que provocou 10 mortos e 21 feridos entre as forças francesas a cerca de 60 quilómetros de Cabul.

Esta acção já na altura tinha sido atribuída aos talibãs e a imprensa francesa chegou mesmo a publicar fotografias de rebeldes vestidos com uniformes de soldados franceses mortos ao combate.

Fotografias das vítimas emboscadas a 18 de Agosto também foram encontradas no início de Setembro na posse de um homem detido quando se preparava para um atentado no Afeganistão, de acordo com um responsável afegão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE