Thuram ajoelha-se em solidariedade com atletas norte-americanos - TVI

Thuram ajoelha-se em solidariedade com atletas norte-americanos

Willy Sagnol

Gesto do antigo futebolista francês em alusão à violência contra o racismo

Foi ao ajoelhar-se numa sessão de homenagem na Suécia que Lilian Thuram mostrou solidariedade com os atletas dos Estados Unidos. Um gesto que o antigo futebolista francês usou para denunciar a violência policial contra afro-americanos.

«Devemos todos ser solidários com estes atletas e cantores nos Estados Unidos. Ser solidários contra a igualdade e a injustiça», sublinhou o antigo defesa e campeão do mundo pela França em 1998. O episódio aconteceu à margem de uma cerimónia que condecorou o ex-jogador de 45 anos com o título de doutor honorário da Universidade de Estocolmo, pelo trabalho da sua fundação - criada em 2008 - contra o racismo.

Thuram considera existir um «problema racial» nos Estados Unidos, devido «ao seu passado de desigualdade» que também é «preocupante na Suécia e também na França», defende.

Recorde-se que o presidente norte-americano, Donald Trump, condenou ações de vários atletas do campeonato de futebol americano, por considerar desrespeitoso o gesto destes ao ajoelharem-se durante o hino nacional.

Continue a ler esta notícia