Transexual brasileira é a primeira modelo a fazer capa da Vogue Paris - TVI

Transexual brasileira é a primeira modelo a fazer capa da Vogue Paris

Valentina Sampaio - Primeira transexual na capa da Vogue Paris

Valentina Sampaio entrou para a história. É a primeira vez que uma modelo transsexual, filha de um pescador e de uma professora, posa para a capa da famosa revista francesa

A modelo e atriz brasileira Valentina Sampaio estará na capa da Vogue Paris, no próximo mês de Março. É a primeira modelo transexual a posar para a capa da edição francesa da revista.

A Vogue Paris anunciou a capa do próximo mês e, para espanto de alguns, a modelo Valentina, de 21 anos, é capa da edição sob a máxima: “a beleza trangénerol: como elas estão a agitar o mundo”.

Este é uma decisão arrojada para uma revista que tanta influência exerce sobre milhares de pessoas, principalmente jovens. A carreira de Valentina tem servido de inspiração para os imensos seguidores que tem nas redes sociais e este pode ser mais um passo nesse sentido.

Na publicação do Instagram oficial da Vogue, a revista assume a sua opção.

Neste mês, estamos orgulhosos por celebrar a beleza trangénero e a forma como os modelos como a Valentina Sampaio, que posam pela primeira vez para a capa da Vogue, estão a mudar a face da moda e a desconstruir o preconceito”.

 

Valentina, filha de um pescador

Valentina já se tinha tornado a primeira representante transexual da marca L’Oreal Paris, no Brasil, e prepara-se agora para subir mais um degrau na sua carreira de sucesso.

Valentina nasceu em Aquiraz, no Estado brasileiro do Ceará. Filha de um pescador e de uma professora, com mais cinco irmãos, contou por diversas vezes à imprensa do seu país nunca ter sido reprimida pela sua orientação sexual.

Aos oito anos, minha mãe me levou a uma psicóloga. Naquela época, eu já adorava ficar perto das meninas, me sentia uma delas, e tinha uma coleção de bonecas. A psicóloga entendeu na hora que eu era transgénero. Com uns 10, 12 anos passei a me chamar Valentina, nome que eu escutei uma vez e achei indo", contou a modelo, em declarações reproduzidas ao jornal Diário do Nordeste.

Agora, Valentina está na capa da edição francesa da revista de moda Vogue.

Segundo o jornal The Independent, a opção de capa levou o editor da revista francesa a enviar uma mensagem à Vogue norte-americana: “Neste momento estamos a viver num mundo que está a dar passos para trás. Em vez de estarmos em constante evolução, o que devia acontecer. Os direitos humanos... Não estão a ir no bom caminho".

Esta capa é sobre a importância destes direitos e, dito isto, ainda temos um longo caminho pela frente de forma a progredir em inúmeras vertentes", acrescentou. 

Valentina também partilhou a novidade no seu Instagram oficial e afirmou que estava “muito orgulhosa e super feliz”.

A capa da Vogue com a primeira transexual torna-se mais uma etapa arrojada na história da Vogue, que, em 1988, publicou a primeira capa com uma modelo afro-americana, Naomi Campbell, se seu nome.

Continue a ler esta notícia