Supremo espanhol chumba pedido para parar exumação do corpo de Franco - TVI

Supremo espanhol chumba pedido para parar exumação do corpo de Franco

  • JGF
  • 17 dez 2018, 13:18
O túmulo de Francisco Franco no Vale dos Caídos

Tribunal examinou um pedido da família do ditador espanhol, mas decidiu não suspender a exumação

O Tribunal Supremo espanhol  decidiu rejeitar o pedido da família de Franco que pedia que os trabalhos de exumação do corpo parassem.

Na manhã destas egunda-feira, o Supremo  examinou um pedido da família de Francisco Franco para que o Governo suspenda o processo de exumação do corpo do ditador do Vale dos Caídos, enquanto não for tomada a decisão final.

O executivo espanhol decidiu no início de novembro continuar com o processo de transferência do corpo, apesar do recurso apresentado pela família de Franco contra a decisão de retirar o corpo do Vale dos Caídos, nos arredores de Madrid.

Com a providência cautelar que apresentou, a família de Franco pretende ganhar tempo, alegando que ainda não foram ouvidos os familiares de todos os que estão enterrados no Vale dos Caídos que, como o ditador, não foram vítimas mortais da Guerra Civil espanhola.

Entretanto, ainda não se sabe para onde é que será exumado o corpo, depois de o Governo espanhol ter recusado a sua transferência para a catedral de Almudena, em Madrid, como propôs a família.

Para o executivo socialista, o corpo do ditador não pode ir para nenhum local onde possa ser “enaltecido ou homenageado”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE