Milhares de mercados de Natal nas ruas das cidades - TVI

Milhares de mercados de Natal nas ruas das cidades

  • Portugal Diário
  • 27 nov 2007, 11:06
Mercado de Natal de Frankfurt - Foto Lusa

Parece que se entra num postal de Natal, mas o cheirinho a vinho com canela desperta os sentidos. Nas cidades alemãs há petiscos e doçaria para todos os gostos e muitos «tesouros» para comprar

Relacionados
Com casinhas rústicas de madeira todas em fila e decoradas com neve, centenas de luzinhas brilhantes e enfeites de várias cores, os mercados de Natal alemães parecem um postal de Natal tornado realidade. As músicas natalícias dão o tom e o cheirinho das linguiças grelhadas, da castanha assada e do vinho quente com canela abrem o apetite.

Mas aqui também se pode comer maçã-do-amor, waffles, crepes, pastéis recheados de ameixa, panquecas de batata, pão de gengibre, amendoim caramelizado, a amêndoas de chocolate, algodão doce. Tudo isto enquanto se fazem as compras de Natal.

E aqui encontram-se verdadeiros tesouros, muitos deles feitos à mão: brinquedos de madeira, malhas em tricô, meias, cera de abelhas pintadas à mão, velas e outras decorações de Natal, de todos os tamanhos e formatos imagináveis, quebra-nozes pintados em cores fortes, carrosséis de Natal, anjinhos talhados à mão e suportes para incenso, quinquilharias de vidro e muito mais.

Os alemães gostam tanto destes mercados, que as cidades grandes têm vários mercados, Berlim, por exemplo, tem 45. Ao todo, realizam-se todos os anos cerca de 2.500 mercados de Natal. Aqui, amigos, conhecidos, vizinhos e colegas de trabalho encontram-se ao final da tarde para uma ou duas canecas de vinho quente, ou para passearem ou para fazerem as compras de Natal. Ou para tudo isto. E estão lá todos os dias, caia neve ou faça sol.

A tradição dos mercados de Natal data do século XIV, principalmente na Alemanha e na região francesa da Alsácia. Organizados pelos municípios, os mercados de Natal realizam-se normalmente em praças centrais ou noutros grandes espaços abertos, desde finais de Novembro até 22 de Dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados