Espanha pode ter vivido a noite mais fria de sempre, batendo mesmo recordes de temperaturas negativas. A localidade de Clot del Tuc la Lança, no município catalão de Alt Àneu, registou na noite de Reis -34.1º. Dois graus a menos que o último recorde registado, que data de 1956, e tinha sido em Estany Gento, região de Vall Fosca.

De acordo com o jornal La Vanguardia, a temperatura foi registada pela plataforma Projecte 4 Estacions, que a publicou na página Meteo Valls d’Àneu.

A plataforma Projecte 4 Estacions é composta por um grupo de amantes da meteorologia, que tem câmaras a fazerem transmissões em direto nas redes sociais e vai publicando curiosidades meteorológicas do território.

A informação do recorde não é, portanto, oficial, mas várias entidades oficiais fizeram eco desse recorde. Entre elas, a delegação aragonesa da Agência Estatal de Meteorologia, que, na sua conta do Twitter, divulgou que “em estações de alta montanha dos Pirinéus, a estação de montanha de Clot del Tuc de la Llança alcança os -34.C”.

A temperatura foi registada a 2.035 metros de altitude, onde se encontra a estação metereológica de “Davis”, que, de acordo com o Parque Natural dos Altos Pirinéus, é “muito fiável”.

Manuela Micael