EUA com temperaturas mais geladas que a Antártida - TVI

EUA com temperaturas mais geladas que a Antártida

  • MP
  • 30 jan 2019, 15:53

Norte-americanos enfrentam temperaturas negativas nunca antes registadas. Apenas cinco minutos de exposição da pele ao frio pode ter consequências muito graves para a saúde. Até agora, já foram contabilizadas seis mortes

Mesmo os mais resistentes ao frio estão a ter muitas dificuldades em lidar com o frio que se fazem sentir nos Estados Unidos. Com temperaturas mais geladas do que na Antártida, Chicago poderá atingir os 27 graus negativos, na quinta-feira. Em Upper Midwest e Great Lakes pode chegar mesmo aos -40º. Há serviços que se encontram paralisados e já foram registadas, pelo menos, seis mortes. 

O frio polar é de tal ordem que cerca de 72% da população dos EUA vai ficar sob temperaturas abaixo dos zero graus. Illinois, Iowa, Minnesota, Dakota do Norte, Dkota do Sul, Wisconsin e zonas do Kansas, Missouri, Montana e Nebraska, são as regiões e os estados mais afetados.

"Risco real de hipotermia e congelamento"

O caso de Chicago é revelador, mas não o pior: esta cidade pode atingir os 27 graus negativos, a temperatura mais baixa que já se fez sentir. Apesar de ser difícil de acreditar, a Antártida terá uma temperatura cima daquela que se verificará na cidade norte-americana, com máxima de seis graus e mínima de sete graus negativos. 

De acordo com o governador de Illinois, J. B. Pritzker, "há risco real de hipotermia e congelamento". Acrescentou ainda que apenas cinco minutos de exposição da pele ao frio pode ter consequências muito graves para a saúde . 

Estas são condições muito perigosas e podem levar a queimaduras na pele exposta em apenas cinco minutos, onde os valores do vento estão abaixo de -50", lê-se no twitter do Serviço Nacional de Meteorologia.

No Minnesota, teme-se que sejam alcançados os -70º. 

O meterologista Dave Hennen garante à CNN que "o pior ainda está por vir".

Situações de perigo expostas nas redes sociais

O clima gelado que se vive nos Estados Unidos tornou-se viral nas redes sociais. Norte-americanos falam de um cenário assustador e partilham "imagens chocantes".

Andy Scheneider, xerife de Grand Forks, afirma que muitas empresas se encontram encerradas, em Dakota do Norte. O Serviço Postal dos EUA é um dos vários serviços que se encontram suspensos, de acordo com a página oficial de Facebook. 

Nos aeroportos norte-americanos, já foram cancelados mais de 2 700 voos. De acordo com a FlightAware.com, mais de 1 550 eram entradas e saídas dos aeroportos de Chicago. 

Ged Blezard, o diretor de operações do serviço de emergência de North West, aconselha que os residentes das zonas afetadas pelas baixas temperaturas permaneçam dentro de casa. Caso tenham de sair à rua, pede que as velocidades dos carros sejam baixas e que reservem uma distância de segurança do veículo da frente.

As nossas linhas telefónicas estão muito ocupadas e devemos priorizar aqueles que estão gravemente feridos ou têm condições de risco de vida", explica.

Registadas seis mortes 

Um homem de 55 anos foi encontrado morto em casa, esta terça-feira, enquanto tentava remover a neve da sua garagem, em Milwuakee. Foram registadas mais quatro vítimas, duas delas em Rochester, na zona de Minnesota.
 

Continue a ler esta notícia