O mistério em torno do desaparecimento de Gabrielle Petito e, posteriormente, do namorado adensa-se à medida que são revelados novos dados sobre o caso.

Nichole Schmidt, mãe de Gabby, revelou as últimas mensagens trocadas com a filha de 22 anos e garante que o texto contém um detalhe alarmante. As autoridades acreditam que esta tenha sido a última comunicação feita pela desaparecida.

Podes ajudar o Stan? Não paro de receber voicemails e chamadas perdidas”, de acordo com a mãe, este terá sido o último contacto com Gabby Petito.

A mensagem foi enviada no dia 27 de agosto, altura em que as autoridades norte-americanas creem que Petito tenha morrido. A progenitora explica que Gabrielle se referia ao avô, mas reitera que a jovem nunca o tratava por “Stan”.

Nichole explica que estranhou o incidente e que imediatamente percebeu que algo não estava bem, suspeitando que a mensagem fosse um pedido de ajuda codificado.

Após a mensagem ter sido enviada, Gabrielle não fez mais nenhuma publicação nas redes sociais nem comunicou com mais nenhuma pessoa. Os investigadores acreditam que o telemóvel terá ficado inoperacional.

A polícia da Florida não descarta a hipótese que esta tenha sido a última comunicação feita por Gabby. A mãe da jovem recebeu mais uma mensagem três dias depois, no dia 30 de agosto, mas as autoridades suspeitam que terá sido enviada por outra pessoa.

Também Cassie Laundrie, irmã de Brian Laundrie, principal suspeito da investigação, revelou as últimas mensagens trocadas com Gabby e os postais que a jovem lhe enviou da durante a viagem em que visitou o Red Canyon e o Goblin Valley State Park, nos estados do Utah e Arizona.

As comunicações datam do dia 10 de agosto e foram divulgadas no Twitter pela jornalista da WABC Kristin Thorne, depois de terem sido partilhadas numa entrevista de Cassie no “Good Morning America”.

Oh meu deus! Não posso acreditar que a escola já começou. Haha vi o teu post no Instagram! Tão fofo! Manda-me uma foto dos meninos para mostrar ao Brian! Lol Adoro as mochilas deles!!”, pode ler-se nas mensagens.

Gabrielle Petito referia-se aos sobrinhos de Brian Laundrie, filhos de Cassie. Até ao momento, estas mensagens não levantaram qualquer suspeita por parte das autoridades.

Esta terça-feira, está a ser realizada a autópsia ao corpo encontrado, no domingo (19 de setembro), no Parque Nacional Grand Teton, no estado americano de Wyoming, que corresponde à descrição de Gabby Petito. Os resultados poderão ser decisivos para o rumo da investigação.

O FBI já emitiu um mandado de captura de Brian Laundrie. As autoridades alargaram ainda o perímetro da caça ao homem, que neste momento, se foca na reserva natural do Parque Nacional de Grand Teton, no estado do  Wyoming.

Gabrielle Petito de 22 anos foi dada como desaparecida no início do mês. As autoridades acreditam que a jovem tenha morrido nos últimos dias de agosto.

Nuno Mandeiro