Chama-se Genesis Butler, tem apenas 12 anos, foi a oradora mais jovem de sempre de uma TED Talk e agora lançou um desafio ao Papa Francisco: ser vegan durante a Quaresma.

Numa carta aberta dirigida ao Papa, Genesis Butler urge o Papa Francisco a seguir uma dieta vegana durante a Quaresma. A carta descreve a relação entre as alterações climáticas e a poluição, a ineficiência da pecuária e a forma como esta contribui para a fome no mundo, para a extinção da vida selvagem e para o sofrimento dos animais de criação.

"Hoje, Papa Francisco, peço-lhe que se junte a mim e se abstenha de todos os produtos de origem animal durante a Quaresma e que apoie a campanha Million Dollar Vegan”, escreve a jovem, que acredita que Francisco se vai juntar à causa porque "apregoa a compaixão e tem escrito sobre os problemas das alterações climáticas”.

Na missiva, Butler pede ainda um encontro com o Papa Francisco para que possam em conjunto discutir as questões levantadas na sua carta. A ideia de escrever a carta ao Papa surgiu porque o próprio escreveu, em 2015, uma encíclica inteiramente dedicada à protecção do planeta.

Caso o Papa se junte a esta causa, a Million Dollar Vegan – a organização responsável pelo projecto – vai oferecer um milhão de dólares a uma instituição de caridade à escolha do Sumo Pontífice.