FIFA quer parte do dinheiro de transferências para clubes formadores - TVI

FIFA quer parte do dinheiro de transferências para clubes formadores

FIFA (Reuters)

Gianni Infantino aponta ainda à limitação de jogadores por plantel

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, referiu este sábado que parte do dinheiro das transferências do futebol mundial deve ser direcionado para os clubes e federações onde os jogadores foram formados.

«Temos de assegurar que, de todo o dinheiro nas transferências do futebol, uma parte – cinco, seis ou sete por cento – vá para os clubes e federações que formaram os futebolistas. É algo que não acontece», avisou Infantino, à margem de uma visita a Cabo Verde, na qual apontou outras medidas para regulamentar e organizar o futebol mundial.

Uma delas passa por limitar os jogadores por equipas.

«Há equipas com 50, 60, 70 jogadores, que podiam jogar em primeiras equipas de muitos países, mas preferem ser o número 50 noutro país, porque ganha um pouco mais, mas não joga. E após alguns anos termina a carreira», prosseguiu Infantino, que ainda quer mercados de transferências «mais curtos», além de maior regulamentação da profissão de agentes e intermediários desportivos.

«Hoje podem trabalhar e não há regra. É importante para a credibilidade. São medidas que vão levar o seu tempo», afirmou, na primeira visita a Cabo Verde desde que foi eleito como presidente da FIFA, em 2016.

Continue a ler esta notícia