Iraque: «Invasão foi a decisão certa» - TVI

Iraque: «Invasão foi a decisão certa»

Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, defende decisão tomada em 2003, por Tony Blair

Relacionados
O Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, está esta sexta-feira a ser ouvido pela comissão de inquérito que investiga a intervenção da Grã-Bretanha na guerra do Iraque. Segundo avança a «BBC» o governante já defendeu que a decisão de invadir o país foi a mais «acertada» e que o seu antecessor, Tony Blair nunca lhes ocultou informação sobre o assunto.

Gordon Brown confessou ainda que ficou, ele próprio, convencido do «perigo que o Iraque representava» após várias reuniões com os serviços secretos ingleses e que precisava de «ser resolvido».

A única critica que Gordon Brown faz à invasão do Iraque está relacionada com a falta de aval das Nações Unidas para a intervenção militar, já que o primeiro-ministro considera que os estados independentes não podem quebrar as leis internacionais.

Vai mais longe e questiona se seremos capazes de encontrar uma nova ordem mundial, se a comunidade internacional nunca conseguiu chegar a um acordo sobre o Iraque.

Recorde-se que em Maio vão realizar-se eleições legislativas no Reino Unido e que, por isso mesmo, as inquirições estão a ser seguidas muito atentamente pela população.
Continue a ler esta notícia

Relacionados