Alemães pedem desculpas aos gregos pelas decisões de Merkel - TVI

Alemães pedem desculpas aos gregos pelas decisões de Merkel

Alemães pedem desculpas aos gregos pelas decisões de Merkel (EPA/MICHAEL KAPPELER)

Enquanto o ministro das Finanças alemão reunia com o homólogo grego, do lado de fora do Ministério, um grupo de manifestantes empunhava cartazes em que pedia desculpa ao povo grego

Um grupo de alemães, apoiantes do partido de Esquerda Die Linke, manifestaram, esta quinta-feira, solidariedade para com o povo grego, numa altura em que o novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, se reunia com o homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.
 
Os manifestantes empunharam cartazes a pedir desculpa à Grécia e a dizer que a mudança na Europa começou precisamente em território helénico.


 
Os ministros das Finanças grego e alemão estiveram reunidos esta quinta-feira de manhã, na sequência do périplo que Varoufakis e Alexis Tsipras estão a fazer junto de vários líderes europeus. Do encontro não resultou qualquer entendimento sobre o apoio a um reajustamento da dívida grega.
 
Contudo, Yanis Varoufakis não gostou da frase do homólogo alemão, que disse que na reunião desta quinta-feira os dois  «concordaram em discordar»

«Não chegámos a acordo, mas também não acordamos em discordar. Acordamos sim em encetar um debate orientado para uma solução europeia para um problema europeu», disse o governante grego. 

Varoufakis adiantou que não foi discutido qualquer calendário de pagamento da dívida grega e acrescentou que é tempo de terminar com a «indignidade» a que a Grécia está sujeita. 

Num discurso sem direito a qualquer sorriso, o governante avisou que a austeridade e a dívida são o «ovo da serpente» (alusão a um filme de Ingmar Bergman sobre o surgimento do nazismo na Alemanha). 
Continue a ler esta notícia