Atenas: jovens destroem lojas, carros e bancos - TVI

Atenas: jovens destroem lojas, carros e bancos

Protestos na Grécia

Polícia dispersou «anarquistas» com recurso a gás lacrimogéneo

Relacionados
Cerca de uma centena e meia de jovens gregos vandalizaram lojas, destruíram carros e provocaram estragos em repartições de bancos em Atenas, esta sexta-feira. A polícia foi obrigada a dispersá-los, recorrendo a gás lacrimogéneo. Em Patras, também se registaram incidentes.

VEJA AS FOTOS

De acordo com a agência Reuters, os incidentes iniciaram-se na rua comercial de Skoufa, no bairro de Kolonaki. Nesse ponto da capital grega, foram provocados estragos em pelo menos 40 estabelecimentos comerciais, três repartições bancárias e quatro automóveis, que foram atacadas com paus e pedras.

«Cerca de 150 anarquistas confrontaram-se com a polícia, que usou gás lacrimogénio para dispersá-los», disse um agente policial à Reuters, recusando ser identificado. A mesma fonte referiu que não há registo de feridos ou de detenções.

O aumento do desemprego entre as camadas mais jovens gregas fez disparar a tensão social no país. De forma especial desde Dezembro, quando um jovem de 15 anos foi morto por um disparo da polícia, motivando uma série de manifestações violentas.

Ainda esta sexta-feira, em Patras, a polícia teve de intervir, envolvendo-se em confrontos com um grupo de estudantes. Na altura, o ministro grego da Educação, Aris Spiliotopoulos, estava a proferir um discurso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados