Vídeo mostra destruição causada pelo sismo na ilha grega de Lesbos - TVI

Vídeo mostra destruição causada pelo sismo na ilha grega de Lesbos

  • Atualizada às 18:23
  • 12 jun 2017, 18:23

Terramoto atingiu 6,3 na escala de Richter, causando dez feridos na ilha grega de Lesbos. Epicentro ocorreu no mar Egeu e foi sentido na capital grega, Atenas, tal como na cidade turca de Esmirna

Um sismo com uma magnitude de 6,3 na escala de Richter atingiu as ilhas gregas do mar Egeu e a costa oeste da Turquia. Além de ter danificado edifícios, a televisão ERT refere haver dez pessoas feridas na localidade de Vrissa, na ilha de Lesbos.

De acordo com a televisão estatal grega ERT, na localidade situada a sul da ilha de Lesbos, o caso mais dramático ocorreu com uma mulher que ficou presa nos escombros de sua casa.

Tentamos retirar uma mulher que está entre os escombros”, indicou o responsável do serviço regional de bombeiros, Mario Apostolides, que também se referiu a “dezenas de casas que ruíram e a estradas bloqueadas” nesta zona, a mais afetada pelo sismo.

Precisamente de Vrissa, uma rádio local partilhou imagens dos estragos causados pelo abalo.

Epicentro no mar

O abalo sísmico teve epicentro no mar, a 84 quilómetros noroeste da cidade turca de Esmirna (Izmir), afetando fortemente as ilhas gregas de Lesbos e Chios e sendo até sentido na capital grega, Atenas, a cerca de 470 quilómetros de distância.

O Centro sismológico Euro-Mediterrânico, EMSC, uma organização científica independente mostrou em mapa a localização do abalo próximo da costa ocidental da Turquia.

Estragos na ilha de Lesbos

Televisões gregas, segundo informação da agência noticiosa Reuters, relataram desde os primeiros momentos que o abalo foi fortemente sentido na ilha de Lesbos.

Meios de comunicação em Lesbos, citados pelo jornal Ekathimerini noticiaram haver estragos em casas velhas e novas na cidade de Plomari, onde o sino da igreja foi danificado e a principal estrada ficou cortada devido ao desmoronamento de terras.

O sismo foi também sentido na costa turca do mar Egeu, de onde, até ao momento, não há relato de danos humanos ou materiais.

O abalo foi mesmo forte. Tudo na minha clínica começou a abanar fortemente e todos fugimos para a rua com os doentes", realtou Didem Eris, um dentista turco de 50 anos, que trabalha na cidade de Esmirna. Estamos todos muito habituados a sismos mas este foi diferente. Pensei para mim mesmo que íamos mesmo morrer", acrecentou, ouvido pela agência Reuters.

Réplicas 

O Instituto Geodinâmico de Atenas refere que o sismo atingiu 6,1 na escala de Richter, uma magnitude abaixo da registada por outras entidades.

O site do jornal grego Ekathimerini refere ainda que os sismólogos do país registaram o abalo às 15:28 locais (menos duas horas em Lisboa), com epicentro no mar a cerca de 37 quilómetros da ilha de Lesbos. Uma réplica de magnitude 4,6 foi assinalada às 15:35 locais e uma outra, de 3,6 na escala de Richter, às 15:47.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE