Gripe Aves: China mobilizou exército para conter propagação - TVI

Gripe Aves: China mobilizou exército para conter propagação

  • Portugal Diário
  • 6 nov 2005, 16:38
Gripe das aves  - ganso

Militares destacados para abate maciço de aves de capoeira. Medida decretada após o anúncio de um quarto foco de gripe em apenas duas semanas

A China mobilizou este fim de semana o seu exército para proceder a um abate maciço de aves de capoeira, decretado após o anúncio de um quarto foco de gripe das aves em apenas duas semanas.

O número de aves de capoeira abatidas ascendia hoje de manhã a mais de um milhão, anunciou a agência Nova China, que cita um responsável provincial.

"Mais de três mil pessoas participam nas operações de abate", informou a agência, acrescentando que a próxima etapa consiste em "enterrar as aves abatidas".

As operações deverão estar terminadas até à meia-noite de hoje e, para o efeito, a Polícia Armada Popular, unidade do Exército Popular de Libertação (ALP), foi destacada para a região de Heishan da província de Liaoning (nordeste).

Este foco é o quarto a ser detectado em apenas duas semanas, após os da Mongólia interior (norte), o de Anhui (leste) e de Hunan (sul).

Os militares receberam igualmente a missão de assegurar o isolamento das zonas contaminadas e de desinfecção das pessoas e dos veículos autorizados a deixar os locais, segundo a Nova China.

Mais de 30 postos de controlo foram implantados e meia centena de toneladas de desinfectantes foram já utilizados, precisa o jornal Liaoning Daily na sua edição de hoje.

O abate estende-se a todas as aves num raio de três quilómetros em redor de um foco de infecção, como habitual.

O Ministério da Agricultura, além disso, enviou de urgência um lote de 60 milhões de vacinas destinadas às aves de capoeira das regiões próximas da zona afectada.
Continue a ler esta notícia