11 de setembro: o «julgamento do século» começa amanhã - TVI

11 de setembro: o «julgamento do século» começa amanhã

«Os cinco de Guantánamo» poderão ser condenados à morte

Relacionados
O autor confesso dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e quatro cúmplices vão ser formalmente acusados no sábado em Guantánamo, onde estão detidos, na semana em que se assinala um ano sobre a morte de Bin Laden.

Perante uma comissão militar, Khalid Sheikh Mohammed e quatro cúmplices vão ser acusados de planearem e executarem os ataques do 11 de Setembro, que causaram 2.976 mortos em Nova Iorque, Washington e Shanksville, na Pensilvânia.

Entre outros crimes, os homens são acusados de conspiração, de cerca de três mil assassinatos e ainda de prática de terrorismo e enfrentam agora a pena de morte.

A sessão esteve para acontecer num tribunal civil, como tinha prometido Barack Obama, mas acaba por ser feita numa comissão militar.

O julgamento é também um teste à atual administração norte americana, criticada pela forma como lida com o terrorismo.

Dos 200 jornalistas que procuraram obter uma autorização para fazer a cobertura da acusação no sábado, na base naval norte-americana em Guantánamo, apenas 60 o conseguiram.

O Pentágono abriu também quatro bases militares nos EUA para permitir às famílias das vítimas do 11 de Setembro assistirem em direto ao momento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados