Iraque: EUA estudam retirada de três batalhões - TVI

Iraque: EUA estudam retirada de três batalhões

Protestos ameircanos contra a Guerra no Iraque (EPA)

«The New York Times» avança com intenção do Governo, pensada já para Setembro

Relacionados
O Governo norte-americano está a estudar a possibilidade de retirar tropas de combate do Iraque a partir de Setembro, segundo fontes oficias citadas este sábado pelo jornal «The New York Times».

Segundo o jornal, a situação no Afeganistão, onde os talibãs e outros rebeldes intensificaram a luta, é um dos factores que conduziu ao estudo da retirada. As actuais condições tornariam necessário o desdobramento de um maior número de homens no Afeganistão, onde em Maio e Junho morreram mais soldados dos EUA e aliados dos que no Iraque, uma tendência que continua neste mês de Julho.

Apesar de a decisão sobre a retirada ainda não ter sido tomada oficialmente, as fontes citadas pelo «The New York Times» asseguram pelo que três das 15 brigadas de combate actualmente no país poderiam deixar o Iraque quando o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sair da Casa Branca, em Janeiro.

Segundo o jornal, citado pela agência espanhola EFE, «o desejo de movimentar rapidamente os homens reflecte a visão de muitos no Pentágono de reduzir a tensão nos militares, mas também de ter mais tropas para o Afeganistão e, potencialmente, para outras missões».

O jornal explica que existe consenso em Washington e Bagdad sobre a necessidade de enviar mais tropas para o Afeganistão e que um número maior de soldados dos EUA pode deixar o Iraque.
Continue a ler esta notícia

Relacionados