Paquistão diz que matou 18 talibãs nas últimas 24 horas - TVI

Paquistão diz que matou 18 talibãs nas últimas 24 horas

Atentado no Paquistão (Epa/Lusa)

Exército garante que sofreu apenas duas baixas na ofensiva no Vaziristão do Sul

O exército paquistanês garante que matou, nas últimas 24 horas, 18 rebeldes talibã, e sofreu apenas duas baixas, durante a pesada ofensiva que lançou no Vaziristão do Sul, com o objectivo de recuperar o controlo desta problemática região fronteiriça com o Afeganistão.

No primeiro dia da operação militar os números foram mais expressivos, com 60 mortos entre os rebeldes e cinco entre os soldados. Um porta-voz do exército disse esta segunda-feira que a acção está a corresponder às expectativas dos estrategas, que levaram meses a prepará-la.

No terreno estão 28 mil homens do exército paquistanês, que têm pela frente pelo menos 10 mil elementos talibã, cerca de mil guerrilheiros uzbeques e membros da Al-Qaeda, de acordo com a agência Reuters.

Apesar da superioridade numérica, do armamento mais moderno e do apoio aéreo, as forças paquistaneses deverão enfrentar sérias dificuldades no terreno montanhoso, recortado por profundas ravinas, que poderá favorecer as acções de guerrilha talibã.

Outros dos problemas para os militares é a hostilidade que poderá surgir por parte das tribos pashtun que habitam a região e que são tradicionalmente aliadas dos talibã.
Continue a ler esta notícia