Gripe A: seis casos de reacção alérgica à vacina - TVI

Gripe A: seis casos de reacção alérgica à vacina

Vacina Gripe A (Lux)

Autoridades de saúde do Canadá retiram lote produzido pela GlaxoSmithKline

Relacionados
Algumas províncias canadianas deixaram de usar um lote específico da vacina contra a Gripe A depois de seis pessoas terem acusado reacções alérgicas severas, informou a agência de saúde do Canadá, citada pela Reuters. A informação também já foi confirmada pela Organização Mundial de Saúde.

As autoridades locais, bem como a farmacêutica GlaxoSmithKline Plc (a mesma que comercializa a vacina em Portugal), pediram aos governos regionais de Manitoba, British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Ontario e Prince Edward Island (cerca de metades das 13 províncias e territórios do país) para usarem de usar o lote que continha 172 mil doses.

O porta-voz da Agência Pública de Saúde confirma que «as seis reacções alérgicas relacionadas só com um lote são algo acima do normal», dado que a norma para outras vacinas é um caso em cada 100 mil doses.

As seis pessoas já recuperaram da reacção alérgica.

Na provincial de Manitoba só sobram 930 vacinas de um lote de 63 mil, mas todas as que não foram administradas foram devidamente seladas.

As autoridades esclarecem que as pessoas vacinadas que não apresentaram reacções alérgicas não têm razão para preocupação.

Infarmed tranquiliza

O presidente do Infarmed, entretanto, já veio dizer à TVI que não há vacinas do mesmo lote em Portugal.

«Não temos esse lote neste momento, isso posso assegurar. Não é, de facto, a mesma situação. Mesmo no Canadé a situação está a ser investigada», garantiu Vasco Maria.

Ainda assim, mantém-se atento: «Pode identificar-se, após monitorização da utilização da vacina, um frequência superior de alguns efeitos adversos. Por isso é que é muito importante manter uma atitude muito atenta e que os sistemas de notificação funcionem».

ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO ÀS 13:20
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE