Clinton ou Trump? 13 momentos de um debate histórico - TVI

Clinton ou Trump? 13 momentos de um debate histórico

Estima-se que a estreia do frente a frente entre a democrata e o republicano tenha sido seguido por cem milhões de pessoas. Esta é uma audiência histórica numa altura em que os candidatos surgem nas sondagens com empate técnico, com Donald Trump, pelos republicanos, a levar vantagem de 1% sobre a candidata democrata. Mas o confronto pode ter corrido melhor a ela

"Donald, é bom estar [aqui] contigo."

 

A frase de Hillary Clinton, logo no arranque do debate, diz muito sobre a forma como a candidata democrata à presidência dos EUA enfrenta o seu opositor republicano, Donald Trump, mais conhecido pela demagogia e agressividade do seu discurso. Hillary afina a etiqueta para alfinetar o magnata, que não resiste a provocações. E assim se cumpriu a estratégia de um debate que se fez anunciar como um acontecimento “histórico”.

Este primeiro de três debates entre os candidatos à Casa Branca, moderado pelo jornalista da NBC Lester Holt, em Nova Iorque, acontece numa altura em que as sondagens indicam uma ligeira vantagem de 1% para Donald Trump. Mas a candidata do Partido Democrata pode ter saído do confronto, ao fim de 90 minutos, mais confiante do que quando entrou.

É essa a conclusão, por exemplo, do painel de eleitores indecisos reunidos pela CNN, que não teve dúvidas em considerar Hillary Clinton como vencedora. Uma sondagem desta estação televisiva, logo após o debate, indica que a democrata venceu o confronto para  67% dos inquiridos, contra 33% que considerou Donald Trump vencedor.

E do que falaram os candidatos ao longo do debate? Aqui ficam algumas das frases que ficaram ao fim de 90 minutos de confronto:

 

1.

Trump sobre a deslocação de empresas em massa de Ohio e Michigan para o México e China: “Temos de impedir que os nossos empregos sejam roubados, temos de travar as empresas de abandonarem os Estados Unidos.”

 

2.

Trump sobre a acusação de que recebeu 14 milhões de dólares do pai: “O meu pai fez-me um empréstimo muito pequeno.”

 

3.

Trump sobre a forma de se referir a Hillary Clinton: “Secretária Clinton, está bem assim? Ótimo, quero que seja feliz.”

 

4.

Trump: "Eu vou cortar impostos à grande, você vai aumentar impostos à grande”.

 

5.

Clinton: “Eu ao menos tenho um plano para combater o ISIS.”

Trump: “Você tem combatido o ISIS toda a sua idade adulta.”

 

6.

Clinton: “Tenho a sensação de que no fim disto vou ser a culpada por tudo.”

Trump: “Por que não?”

 

7.

Trump: "Típico político. Só conversa, nada de ação, soa bem, não funciona, nunca vai acontecer.”

 

8.

Trump: “Vou divulgar a minha declaração de rendimentos quando ela divulgar os 33.000 emails que foram apagados.”

Clinton. “Deve haver algo importante, horrível que ele está esconder. Talvez ele não seja tão rico quanto diz. Talvez ele não faça tantos donativos quanto diz. Ou talvez ele não queira que o poo americano saiba que ele não anda a pagar impostos.”

Trump: “Isso faz de mim inteligente!”

 

9.

Trump: “Há duas palavras que a secretária Clinton não quer usar, que são lei e ordem”

 

10.

Clinton: "Sabe para que mais estou preparada? Estou preparada para a presidência."

 

11.

Clinton sobre as tensões raciais nos EUA e ainda a certidão de nascimento de Barack Obama: “Ele tem um longo cadastro de comportamentos racistas

 

12.

Clinton sobre o acordo do comércio (TPP): “Bem, Donald, eu sei que vive na sua própria realidade”.

 

13.

Trump: “Eu tenho um temperamento vencedor.”

Continue a ler esta notícia