Hillary culpa diretor do FBI pela derrota nas presidenciais - TVI

Hillary culpa diretor do FBI pela derrota nas presidenciais

Hillary Clinton

Declaração da candidata derrotada, feita numa conferência com alguns dos financiadores da campanha

A candidata derrotada nas eleições norte-americanas, a democrata Hillary Clinton, culpou o diretor do FBI, James Comey, pela derrota. De acordo com os principais jornais norte-americanos, as declarações foram feitas durante uma teleconferência, este sábado, com alguns dos principais financiadores da campanha.

Há muitas razões pelas quais uma eleição como este não é bem-sucedida", disse Hillary, de acordo com o relato de um doador transmitido ao jornal The New York Times.

 

A nossa análise é que o anúncio de Comey levantaram dúvidas infundadas, sem fundamento, que interromperam nosso impulso".

Também a agência Reuters avança com a informação, citando dois financiadores de Hillary. De acordo com a agência noticiosa, Hillary considerou que o anúncio de James Comey de que iria retomar a investigação ao caso dos emails deu a Donald Trump trunfos para a atacar nos dias finais da campanha eleitoral.

A Reuters assegura que tentou contactar um porta-voz da campanha democrata, mas que não foi possível.

Em causa está uma segunda investigação aos emails de Hillary Clinton sobre assuntos de Estado, mas enviados a partir de uma conta privada. Investigação que foi anunciada no dia 28 de outubro, a poucos dias das eleições, que se realizaram na terça-feira.

A 6 de novembro, dois dias antes das eleições Comey mandou uma carta ao Congresso, dizendo não ter encontrado indídios de crime. Não havendo razões para avançar com uma investigação criminal. 

Mas, considera agora Clinton, "o estrago já estava feito". 

 

 

Logo aquando do anúncio, a campanha de Clinton criticou Comey por enviar uma carta notificando o Congresso sobre a revisão dos e-mails antes mesmo de saber se eles eram relevantes ou irrelevantes.

Continue a ler esta notícia