Covid-19: centenas de hóspedes testados ao VIH após contaminação de testes durante quarentena - TVI

Covid-19: centenas de hóspedes testados ao VIH após contaminação de testes durante quarentena

Melbourne, Austrália

Testes de glicémia foram usados incorretamente em pelo menos 243 pessoas, que tiveram de cumprir duas semanas de isolamento obrigatório num hotel do estado de Vitória à chegada ao país devido à covid-19

Centenas de pessoas que tiveram de cumprir duas semanas de quarentena num hotel do estado de Vitória à chegada à Austrália, devido à covid-19, vão ser testadas ao VIH (sida) após contaminação dos testes de sangue que realizaram à glicémia.

As autoridades de saúde australianas já conseguiram contactar parte dos 243 hóspedes que tiveram de cumprir isolamento obrigatório entre 29 de março e 20 de agosto naquele que é o estado mais afetado pela pandemia de covid-19, com a grande maioria dos casos e mortes registadas no país.

Alguns dos aparelhos usados para a realização dos testes de glicémia foram utilizados por mais do que uma pessoa, o que obriga a que agora sejam despistadas doenças como a sida ou as hepatites B e C.

Ou seja, apesar de agulha que pica o dedo ter sido trocada a cada utilização foram encontrados vestígios de sangue no corpo do dispositivo usado para o teste.

O caso foi descoberto em agosto por enfermeiras do hospital universitário The Alfred Hospital, em Melbourne, capital de Vitória. E foram precisas várias semanas para analisar 28.000 registos médicos e encontrar os casos suspeitos.

A Safer Care Victoria, agência estatal de saúde pública, esclareceu, na segunda-feira, que o risco de contaminação ou infeção é baixo, mas que existe. O mesmo risco não se aplica à covid-19, sublinharam, uma vez que a doença causada pelo novo coronavírus não se transmite pelo sangue.

O governador do estado de Vitória, Daniel Andrews, já considerou o incidente "um erro clínico".

Continue a ler esta notícia