Covid-19: Países Baixos sem recolher obrigatório e reabrem esplanadas a 28 de abril - TVI

Covid-19: Países Baixos sem recolher obrigatório e reabrem esplanadas a 28 de abril

  • .
  • RL
  • 20 abr 2021, 19:27
Mark Rutte, primeiro-ministro holandês

A introdução do recolher obrigatório em janeiro, o primeiro nos Países Baixos desde a II Guerra Mundial, gerou os piores confrontos no país nas últimas décadas

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou esta terça-feira o relaxamento de medidas contra a covid-19 nos Países Baixos, nomeadamente o levantamento de recolher obrigatório e a reabertura parcial das esplanadas dos cafés a partir de 28 de abril.

A introdução do recolher obrigatório em janeiro, o primeiro nos Países Baixos desde a II Guerra Mundial, gerou os piores confrontos no país nas últimas décadas.

“É claro que estamos felizes que isso seja possível novamente, já que a sociedade aspira a mais liberdade”, disse Rutte durante uma conferência de imprensa, acrescentando que se trata de “um passo muito cauteloso”.

As esplanadas vão poder reabrir entre as 12:00 e as 18:00 e acomodar um máximo de 50 pessoas ao mesmo tempo.

Os holandeses vão também poder receber dois hóspedes por dia em sua casa, em vez de um, que era o permitido até agora.

Desde o início da crise de saúde no ano passado, o país com 17 milhões de habitantes registou mais de 1,3 milhões de infeções de covid-19 e mais de 16.000 mortes estão associadas à doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.031.441 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE