Jornalista assassinado a tiro no sul do México - TVI

Jornalista assassinado a tiro no sul do México

  • SS
  • 3 mar 2017, 07:43
Jornalista Cecilio Pineda

Cecilio Pineda Birto, de 38 anos, colaborador do La Jornada Guerrero, foi baleado quando esperava dentro da sua viatura pelo serviço de lavagem de carros, em Ciudad Altamirano

Um jornalista mexicano foi assassinado na noite de quinta-feira a tiro no estado de Guerrero, no sul do país, informaram fontes policiais.

Cecilio Pineda Birto, de 38 anos, colaborador do La Jornada Guerrero, foi baleado perto das 19:00 (00:00 em Lisboa) quando esperava dentro da sua viatura pelo serviço de lavagem de carros em Ciudad Altamirano, nos limites com o estado mexicano de Michoacán.

Fontes policiais do estado confirmaram à agência noticiosa Efe que Pineda Birto foi atacado por dois jovens, a bordo de uma moto, que abriram fogo contra ele.

O jornalista, colaborador do diário La Jornada Guerrero e editor do periódico La Voz de Tierra Caliente, abordava temas sobre o narcotráfico, era conhecido por reproduzir notícias nas redes sociais e tinha cerca de 50.000 seguidores no Facebook. Em 2015, escapou ileso de um ataque de homens armados.

Ao longo do ano passado 11 jornalistas e trabalhadores de meios de comunicação social foram assassinados no México, o terceiro país mais perigoso do mundo para os profissionais da comunicação, a seguir ao Iraque e ao Afeganistão, revelou a Federação Internacional de Jornalistas.

Continue a ler esta notícia