Ministro do Sudão do Sul morto a tiro - TVI

Ministro do Sudão do Sul morto a tiro

Internacional

Atirador foi um motorista que matou ainda um guarda, suicidando-se em seguida

Relacionados
Um ministro do Sudão do Sul foi morto a tiro dentro do edifício do ministério que dirigia esta quarta-feira, noticia a Reuters.

«O ministro do Desenvolvimento Rural e Cooperação foi morto a tiro por um motorista do ministério. Também matou um guarda à porta do ministério e depois disparou sobre si próprio», disse o porta-voz do Exército do Sudão do Sul, Philip Aguer.

Este ataque vitimou o ministro Jimmy Lemi depois de na segunda-feira terem sido confirmados os resultados do referendo que ditou a separação do Sudão do Sul do resto do território do Sudão, o que o tornará o país mais jovem do mundo a 9 de Julho deste ano.

No recente referendo, os sudaneses do sul votaram massivamente pela secessão (98,83 por cento). O presidente do país, Omar Hassan El Bashir, garantiu que iria aceitar este resultado.

Seis anos depois da assinatura de um acordo de paz entre o Sul e o Norte, na sequência de uma guerra civil de décadas, o território continua a ser palco de violência, marcada por tensões étnicas.

Quando for declarada a independência do Sudão do Sul o Sudão deixará de ser o maior país africano, uma lista que será encabeçada pela Argélia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos