Um professor brasileiro foi demitido depois de, numa aula, usar uma música que fala sobre um beijo lésbico. O docente de uma escola pública em Brazlândia, situada junto a Brasília, diz ter mostrado a música «I Kissed a Girl» de Katy Perry para os alunos identificarem os verbos no passado.

O professor de 25 anos acusa a escola de vetar a música porque a letra fala da homossexualidade. «I kissed a girl and I liked it / I hope my boyfriend don't mind it» (Eu beijei uma mulher e gostei / Espero que meu namorado não se importe), refere a letra.

A escola contraria a versão do professor e diz que o veto se deveu ao facto de a letra encorajar os adolescentes a beber. «I got so brave, drink in hand / Lost my discretion (Eu fiquei tão corajosa, bebida na mão / Perdi a discrição), diz a música.

Barrios explicou que a escola lhe pediu para não usar o tema porque «os pais poderiam reclamar». A direcção diz que o professor não acatou a ordem e que, por isso, teve de notificar o caso à Delegacia Regional de Ensino. Em Novembro, o órgão suspendeu o contrato do professor, antes de vencer no mês seguinte.

O secretário brasileiro de Educação apoiou também a decisão da escola. Já o professor diz ter sido alvo de discriminação por ser homossexual.

O caso veio agora a público porque o docente não conseguiu ser colocado noutra escola.