Nas últimas semanas, foram vários os especialistas que apontaram que o isolamento obrigatório poderá resultar numa vaga de bebés de quarentena e, ao que parece, os animais não são exceção.

Um casal de pandas, Ying Ying e Le Le, são residentes de longa data do Ocean Park, em Hong Kong, e aproveitaram a privacidade do zoo fechado para acasalar. 

Os responsáveis do jardim zoológico anunciaram na segunda-feira que, após 10 anos de tentativas de acasalamento natural, e "através de tentativa e erro", os dois pandas finalmente conseguiram.

O sucesso do processo de acasalamento natural hoje é extremamente emocionante para todos nós, já que a hipótese de gravidez por acasalamento natural é maior do que por inseminação artificial", anunciou Michael Boos, diretor executivo de operações zoológicas e conservação no Ocean Park.

O parque está fechado para visitantes desde o final de janeiro, devido ao surto de coronavírus. A equipa percebeu certos comportamentos nos dois pandas gigantes comuns durante a época de reprodução, que ocorre todos os anos entre março e maio.

Desde o final de março, Ying Ying começou a passar mais tempo a brincar na água, enquanto Le Le deixou marcas de cheiro por todo o habitat e procurou na área o cheiro de Ying Ying", pode ler-se em comunicado.

Embora ainda seja muito cedo para saber se um bebé panda está a caminho, a equipa de tratadores está a acompanhar de perto as mudanças corporais e comportamentais de Ying Ying.

Se for bem-sucedido, os sinais de gravidez, incluindo flutuações nos níveis hormonais e mudanças comportamentais, podem ser observados no final de junho, embora haja sempre uma hipótese de que Ying Ying possa sofrer uma pseudo-gravidez", concluiu Michael Boos.

Esta é uma grande notícia nos esforços de conservação de espécies atualmente consideradas vulneráveis (a uma categoria de serem consideradas ameaçadas), de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Atualmente existem apenas cerca de 1.800 pandas gigantes que permanecem em habitat natural, de acordo com o Ocean Park.

Esperamos dar notícias maravilhosas sobre a gravidez este ano e fazer mais contribuições para a conservação dessa espécie vulnerável", disse Boos.

Se Ying Ying estiver grávida, o período de gestação para os pandas gigantes varia entre os 72 e 324 dias. O jardim zoológico disse que partilhará mais atualizações sobre a jornada do casal de pandas.

/ RL