Polícia atira ao chão criança que só tinha ido comprar material escolar - TVI

Polícia atira ao chão criança que só tinha ido comprar material escolar

Polícia derruba criança em Hong Kong

Menina de 12 anos nem sequer participava nos protestos que aconteceram no domingo em Hong Kong. Incidete foi captado em vídeo

A polícia de Hong Kong está a ser severamente criticada por atirar ao chão uma menina de 12 anos, durante um protesto pró-democracia no último domingo. A criança nem sequer participava no protesto e só tinha saído à rua para comprar material escolar.

O incidente foi captado em vídeo e partilhado pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Nas imagens, vê-se uma menina a andar no passeio e a ser perseguida pela polícia de choque, o que a fez começar a correr e segundos depois ser atirada ao chão pelos oficiais, gerando grande alarido entre a multidão.

Segundo a CNN, a mãe da criança deu uma entrevista para o programa de rádio da emissora RTHK e afirma que a criança tinha saído com o irmão para comprar material escolar e acabou cheia de nódoas negras.

A minha filha viu um policia com um escudo e um cassetete. Via-se que estava a gritar com a minha filha, e era evidente que ela estava com medo."

Em defesa, a polícia afirma que usou a força mínima necessária adequada à situação e que estavam a intercetar os manifestantes que ali se encontravam para uma busca. Indicaram ainda que a menina violou a proibição da cidade de reuniões com mais de duas pessoas e foi multada no valor de 2.000 dólares de Hong Kong (218 euros).

Carrie Lam, dirigente da cidade, declarou numa conferência de imprensa que não se devia manifestar sobre o comportamento policial, mas que a situação será investigada.

Continue a ler esta notícia