Mulheres mais resistentes às infecções - TVI

Mulheres mais resistentes às infecções

Análises

Estudo revela importância de hormona feminina no combate às infecções

Segundo um estudo realizado no Canadá, as mulheres são mais resistentes a infecções do que os homens devido à acção de determinadas hormonas no seu sistema imunitário.

Segundo noticia a BBC, a produção de estrogéneo pelas mulheres pode ter um efeito positivo na resposta do organismo a agentes responsáveis pelas infecções. Esta é a conclusão de um estudo realizado no Canadá, cuja pesquisa foi publicada na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O estudo mostra que o estrogéneo, uma hormona naturalmente produzida pelas mulheres, bloqueia uma enzima chamada Caspase-12 que bloqueia o processo inflamatório.

«Os resultados mostram que as mulheres têm uma resposta mais forte às inflamações do que os homens», explicou à BBC a coordenadora do estudo, Maya Saleh, da Faculdade de Medicina da Universidade McGill, de Montreal, no Canadá.

O estudo foi realizado em camundongos, pequenos roedores, que mostraram ser resistentes a infecções, uma vez que não têm o gene responsável pela produção da enzima Caspase-12. Depois de algumas experiências após a aplicação do gene em machos e fêmeas daquela espécie, apenas os machos se tornaram susceptíveis a infecções.

Tratando-se de um gene humano, os investigadores acreditam que os efeitos verificados nos roedores seriam os mesmos nos humanos.

Segundo Saleh, tais resultados podem vir a proteger o papel reprodutivo das mulheres, podendo ainda proporcionar o desenvolvimento de terapias para fortalecer o sistema imunitário.
Continue a ler esta notícia