Novo teste para a gripe das aves - TVI

Novo teste para a gripe das aves

Aves [arquivo]

Instrumento apoia-se numa técnica biológica molecular para detectar o vírus da gripe e diferenciá-lo

Relacionados
A Agência Norte-americana de Medicamentos e Produtos Alimentares (FDA) autorizou terça-feira a comercialização de um novo teste capaz de diagnosticar muito rapidamente no homem a infecção gripal provocada pelo H5N1, conhecida como gripe das aves, escreve a Lusa.

Este instrumento («the Human Influenza Virus Real-Time RT-PCR Detection and Characterization Panel» ou rRT-PCR Flu Panel) apoia-se numa técnica biológica molecular para detectar o vírus da gripe e diferenciá-lo, entre os responsáveis pela gripe sazonal e outras fontes que possam potencialmente apresentar um risco de pandemia, referiu um comunicado da FDA.

Gripe da aves pode provocar «fim da Humanidade»

China: H5N1 transmitida de humano para humano

Este sistema permite isolar e ampliar o material genético presente nas secreções retiradas do nariz ou da garganta do paciente.

O material genético é etiquetado com moléculas florescentes, posteriormente analisadas por um instrumento de diagnostico chamado «Applied Biosystems 7500 Fast Dx», que também obteve terça-feira autorização da FDA para ser comercializado simultaneamente com o rRT-PCR Flu Panel.

Estes novos instrumentos de teste e de diagnóstico podem detectar e identificar vírus comuns da gripe sazonal assim como focos da gripe das aves (H5N1) ou outras.

Os resultados são obtidos em quatro horas em vez de em vários dias como até agora. Para além disso, o sistema é capaz de testar múltiplas amostras ao mesmo tempo.

«É um passo importante na vigilância da saúde pública», afirmou o ministro norte-americano da Saúde, Mike Leavitt.

«Este sistema de teste permite-nos fornecer uma maior ajuda aos laboratórios na linha da frente das despistagem da gripe nos Estados Unidos e no resto do Mundo», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados