FOTOS: Inglaterra e Escócia desafiam FIFA e usam papoilas - TVI

FOTOS: Inglaterra e Escócia desafiam FIFA e usam papoilas

Homenagem aos soldados mortos e feridos na I Guerra Mundial

Relacionados

Houve mesmo papoilas esta sexta-feira em Wembley, apesar de o comité disciplinar da FIFA ser contra a utilização do símbolo. As seleções de Inglaterra e Escócia defrontaram-se em jogo de qualificação para o Mundial 2018 e os jogadores envergaram mesmo fumos negros com as papoilas, em homenagem aos soldados mortos e feridos na I Guerra Mundial.

O símbolo é usado no Reino Unido desde o final de outubro até 11 de novembro, dia em que foi assinado o Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades da I Guerra Mundial, em 1918. Esta sexta-feira é precisamente o «Dia da Memória» e, além dos jogadores, nas bancadas também não faltaram papoilas, além de mensagens dirigidas à FIFA. Numa delas podia ler-se «é respeito, não uma mensagem política».

Pelo dia em que se realizou e pelas homenagens prestadas, o jogo teve uma grande carga emotiva.

O regulamento não permite «mensagens políticas, religiosas ou pessoais nas camisolas», mas a FIFA garante que a proibição não é sua, esclarecendo que «o organismo encarregue de garantir que as leis do jogo se cumprem é o comité disciplinar, um órgão independente» (ndr. que pertence à esfera da FIFA), pelo que esta matéria e qualquer tipo de punição pertencem à jurisdição desse órgão.

Irlanda do Norte e o País de Gales já anunciaram que vão optar por fumos pretos, nas receções ao Azerbeijão e à Sérvia, respetivamente.

Continue a ler esta notícia

Relacionados