O maior icebergue do mundo está prestes a entrar no Oceano Atlântico - TVI

O maior icebergue do mundo está prestes a entrar no Oceano Atlântico

  • Sofia Santana
  • 7 fev 2020, 12:46
Icebergue A68

O icebergue A68 desprendeu-se da península da Antártida em 2017 e tem-se movimentado para norte desde então. Quando se separou tinha uma área de cerca de 6.000 quilómetros quadrados

O maior icebergue do mundo prepara-se para entrar em mar aberto, no Oceano Atlântico. O icebergue, denominado A68, desprendeu-se da península da Antártida em 2017 e tem-se movimentado para norte desde então. Agora, está no limite da área do continente, onde se localiza o gelo perene.

Quando se separou da plataforma de gelo Larsen C, em 2017, o icebergue tinha uma área de cerca de 6.000 quilómetros quadrados. Para se ter uma ideia do que isto representa, esta área é equivalente a sete vezes a área da cidade de Nova Iorque.

A separação do icebergue era esperada pelos cientistas, que há mais de uma década estavam a acompanhar o desenvolvimento de uma fenda no gelo de Larsen.

Nos últimos dois anos e meio, o A68 perdeu pouco volume, mantendo a sua estrutura quase intacta.

Mas se durante um ano o icebergue quase não se moveu, depois o enorme bloco começou a deslocar-se para norte, ao sabor da intensidade dos ventos e das correntes. E no último verão, o movimento do icebergue acelerou.

Agora, o A68 encontra-se a 63 graus de latitude sul e prepara-se para entrar em mar aberto, no Oceano Atlântico, através de uma rota que os cientistas designam como o “Corredor dos Icebergues”.

No entanto, os cientistas afirmam que o A68 deverá fragmentar-se em vários blocos quando atingir as águas agitadas do Oceano Glaciar Antártico. É que apesar de ser muito extenso, tem apenas 200 metros de espessura - é relativamente fino para um icebergue.

Ficaria muito surpreendido se se mantiver como uma única peça por muito tempo depois de ultrapassar os limites do gelo perene”, sublinhou o cientista Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no Reino Unido, à BBC.  

A verdade é que muitos dos maiores icebergues da Antártida conseguem chegar até ao Território Ultramarino Britânico da Geórgia do Sul, a 54 graus de latitude sul.

O maior icebergue alguma vez registado, o B15, tinha uma área de 11.000 quilómetros quadrados um dos seus últimos pedaços, que atualmente tem uma área de 200 quilómetros quadrados, está a meio caminho das Ilhas Sandwich do Sul.

Continue a ler esta notícia