Dentes levam milhares de golfinhos à morte - TVI

Dentes levam milhares de golfinhos à morte

Vinte golfinhos filmados a «surfar» na Austrália

Em 40 anos, mais de 15 mil golfinhos foram mortos nas ilhas Salomão

Relacionados
Mais de 15 mil golfinhos foram mortos pelos habitantes das Ilhas Salomão, localizadas no Oceano Pacífico, entre 1976 e 2013. Segundo o estudo, publicado, esta quarta-feira, no "Royal Society Open Science", só no período de um ano foram mortos mais de 1.600 golfinhos.

De acordo com o estudo, os habitantes recorrem a métodos tradicionais para a caça destes mamíferos: são usadas cerca de 30 canoas que conduzem os golfinhos até à costa, onde os caçadores os matam, sem que estes tenham hipótese de fuga. 

Na maioria das vezes, o que é mais valorizado nos golfinhos são os dentes que valem cerca de 95 cêntimos cada um e servem não só como moeda de troca, mas também como objeto de ornamentação. 

No ano de 2010, o Instituto Earth Island conseguiu negociar com os habitantes da ilha que se comprometeram a não matar mais golfinhos em troca de dinheiro. O acordo acabou por ser quebrado, em 2013, quando os aldeões mataram mais de 1.600 animais daquela espécie. 

Este tipo de prática não é exclusiva dos habitantes das Ilhas Salomão. Também os japoneses matam todos os anos golfinhos, que ainda não foram classificados como animais em vias de extinção.  
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE